X

Assinatura de Newsletter

X

RECEBA NOVIDADES:

Nome
Email
CONSTRUÇÃO DE MARCA

O ambiente da sua marca é instagramável?

22/03/2019

Quem nunca viu uma parede, um paisagismo e/ou uma decoração e captou uma imagem para publicar em seu instagram - QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

É isso mesmo, sabe quando vamos em um restaurante e publicamos do prato que da água na boca ou aquela decoração de algum lugar que frequentamos e nos enche os olhos? É um ambiente instagramável. Um ambiente tão visual e atrativo como a plataforma do instagram, só poderia render em um novo termo para os usuários e a interação com os lugares que frequentam. O conceito já utilizamos incoscientemente, mas o termo ainda é novo e está entre as tendências de comunicação e marketing para este ano.

Sempre divido em reunião com clientes a importância de toda a comunicação da marca estar alinhada para identificação visual, mas indo além, agora as marcas precisam se desafiar em projetar ambientes que contemplem o propósito da marca e atraia o público (captando uma imagem e publicando, óbvio).

O real se tornou virtual, e o virtual se tornou real. Hoje ambos os ambientes, estão se tornando um só. Levy (2009, p.15), o virtual como ausência de existências (reais) é uma oposição fácil e enganosa entre o real e virtual, e explica “a árvore está virtualmente presente na semente. Em termos rigorosamente filosóficos o virtual não se opõe ao real, mas ao atual: virtualidade e atualidade são apenas duas maneiras de ser diferentes. Há maneira como vemos o mundo mudou, e com isso mudam o comportamento das pessoas diante dos fatos reais. 

Próximo da minha realidade - trago o exemplo de um de meus clientes - a Elo Capilar - tratamentos capilares de Lajeado/RS que oferece aos seus clientes terapias para a saúde do cabelo. Em seu ambiente um local com o paisagismo e iluminação para aconchegar o seus clientes, consequentemente o bem estar de estar ali "ativa" a  vontade de fotografar e compartilhar com os seus amigos nas mídias sociais - indicando e pertencendo aquela marca.

O ambiente da sua marca é instagramável?Sala - Elo Capilar

 O ambiente da sua marca é instagramável?Sala - Elo Capilar Black

Em ambas as salas o verde está presente como propósito de contemplar o natural e o belo da marca, apresentando o seu dna no ambiente projetado para receber os clientes e com este aconchego é quase impossível não querer mostrar para os amigos que está na Elo Capilar. Outros exemplos a nível nacional, são as marcas Marisa e Hering que no final do ano (2018) realizaram em suas vitrines natalinas, decoração alusiva em que o cliente pudesse participar da decoração, fotografar e compartilhar.

Ambientes diferentes com estratégias comunicacionais sejam de decoração ou de experiência engajam o público a compartilharem em suas redes sociais e a interagir na roda de conversa dos amigos sobre o "diferente" - gerando a tradicional e efetiva comunicação "boca a boca" (que nunca saí de "moda"). Construir uma marca envolve muito mais que investimento financeiro, há estratégias instangíveis como esta de projetar um ambiente diferenciado, causando um "efeito dominó" em diversas ações e envolvimento com a marca.  É, o real se tornou virtual, e o virtual se tornou real. 

E você, já conhecia este termo, qual local instagramável indicaria?

 

Deixe seu comentário

Enviando Comentário

Artigos Relacionados

INDEX.php//138 Configure o Instagram Aqui!