X

Assinatura de Newsletter

X

RECEBA NOVIDADES:

Nome
Email
CURSOS E EVENTOS

Marcas uma suprema ferramenta de negócios

16/09/2018

Participei na última quinta-feira (13) da palestra "Marcas uma suprema ferramenta de negócios" em que os pioneiros de branding no Brasil Cecília e Jaime Troiano da Troiano Branding, falaram sobre o assunto para administradores de empresas e interessandos no tema. 

Dentre as falas, alguns pontos que eu acredito serem importantes:

  • Os gestores de marca são quem criam valor e não um gasto: aqui na região do Vale do Taquari (mais precisamente), vejo a falta de amadurecimento das empresas quanto a importância de gerenciar os ativos intangíveis da marca. E neste, caso - Troiano me trouxe a certeza desta falta de pensamento fora daqui também.
  • Marca é aquilo que hoje mais do que nunca aumenta o engajamento do público interno da empresa - diante dela e da sociedade: estar alinhado com o propósito da marca e integrar os colaboradores disso. Um relacionamento interno estável gera valor, assim como um relacionamento externo facilita na hora de abrir e desenvolver novos negócios.
  • Busque a inovação, mas mantenha o essencial: inovar é preciso em todos os negócios, até mesmo para se manter sólido e competitivo no mercado, mas é necessário lembrar quem você é, e para onde quer ir. Com isso, Jaime falou sobre o quanto o próposito está banalizado e o seu real significado se perde junto ao da missão, visão e valores. 
  • E acrescentou: os frutos estão nas raízes, propósito tem que escavar: muitas vezes ao "buscar" nos perdemos no caminho, sendo que o propósito está dentro de nós (da organização).
  • Marcas precisam de verdades: envolver o colaborador ele faz parte da história e também tem a sua para contar dentro da história da organização. Afinal, as marcas nascem de dentro para fora, e é preciso ter um olhar sensível e aberto para multiplas possibilidades, sem ter uma única forma de visão.
  • Dê atenção a gestão da sua marca desde o início, para não gastar dinheiro para pagar os pecados: quando falamos em marca e sua gestão, como tudo quanto mais alinhado estiver desde o começo das suas atividades melhor, pois alinhar a gestão da marca no decorrer do caminho o processo é mais extenso e menos desgastante para todos os envolvidos (em alguns casos).

Esses foram as principais colocações de Jaime e Cecília Troiano, que me confirmam o quão importante é a gestão de marca e a atenção que dou a cada cliente independente do trabalho a ser executado. 

Pra finalizar, uma frase que Cecília trouxe e que acredito ser uma verdade na minha vida profissional e pessoal: 

"A soma de várias coisas é o que somos".

 

 

Deixe seu comentário

Enviando Comentário

Artigos Relacionados

INDEX.php//138 Configure o Instagram Aqui!