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CURSOS E EVENTOS

Qual o papel do influencer para com as marcas?

09/04/2019

Recentemente participei do Influencer Marketing Program da YouPix em São Paulo, curso que aborda na teoria e na prática ações estratégicas e de impacto com influenciadores por meio de criação de conteúdo - das ferramentas de mapeamento até mensuração de resultados. 

Perguntei no meu instagram, qual eram as dúvidas e qual o primeiro tema que eu deveria abordar (considero que tanto as marcas, quanto os influenciadores possuem papéis fundamentais e complementares para o sucesso de uma ação).

Então compartilho com vocês um pouco do que eu aprendi e considerei relevante sobre o "papel" do influencer para com as marcas - como devem agir e atuar no mercado:

- Conteúdo: muito além de seu lifestyle, os influencers devem criar conteúdo relevante - saber identificar o seu perfil e estruturar uma equipe (caso não saiba executar) é primordial para entregar a qualidade e criação de um conteúdo. Pegamos como exemplo uma influenciadora de moda, muitas não possuem certificação/graduação em moda, mas sua condição financeira e bom gosto fazem com que o seu estilo de vida e de se vestir seja referência para as pessoas. Sendo assim, possuem uma equipe que domina o assunto para auxiliar e criar conteúdo para a realização de trabalhos com as marcas. Outro exemplo, podemos considerar é a Gabriela Pugliesi, ela pratica atividade física e não escreve sobre - para isso possui uma equipe de criação de conteúdo (pensando em uma realidade local - podemos captar parceiros).

- Percepção de audiência: é preciso saber com quem está falando e qual a rede de contato dentro do que o influencer sabe fazer de melhor. Uma marca vai engajar o seguidor diferente da outra, como entregar o conteúdo de forma específica e complementar para a rede?! (fica a reflexão)

- Negociação com as marcas: ser transparente, participar da mesa de reuniões e se envolver na co-criação na hora da produção de conteúdo. Na negociação caso não aja conhecimento ou pulso firme por parte do influencer, delegue esta função.

- Retorno/resultados: entrega de métricas e análises após a realização de cada campanha ou ação de acordo com o objetivo que se busca, este retorno gera fidelização e credibilidade sobre o investimento. Proporcionando muitas vezes, novos trabalhos devido a confiança dos dados apresentados (sinto MUITO a FALTA disto).

- Recebidos: NÃO SE PODE VIVER DE RECEBIDOS, recebidos não pagam as contas (pronto falei, de novo) - valorizar as marcas que investem e acreditam no trabalho ($). O influencer pode receber "mimos" sim, mas é preciso saber qual o momento ideal para mostrá-los. Muitas vezes evidenciam mais a marca "golfinho" aquela que aparece e saí das mídias sociais toda hora, do que aquela que possui uma relação forte e duradoura. 

- Conhecido x reconhecido: o influencer deve ser relevante para o seu público, entregando de forma autêntica o seu conteúdo, na linguagem que seu público interage e não de uma forma que o principal objetivo seja apenas novos seguidores. Influência é reconhecimento e não ser apenas ser conhecido (FAMA). 

Qual o papel do influencer para com as marcas?

Esses foram alguns temas abordados no curso e que me chamaram a atenção diante do meu dia a dia, do trabalho que realizo entre marca x influencers e indo ao encontro das perguntas realizadas no insta (claro). Complementando de forma geral uma pergunta realizada e não respondida, finalizo com ela: "o que mais me impactou?" 

O que mais me impactou (tirando as estratégias realizadas de grandes marcas, ferramentas para executar e facilitar todos os processos) é que como publicitária, temos que educar o mercado e somos fundamentais neste processo de defender o nosso cliente (empresa) e auxiliar o influencer. Visto que os influencers são pessoas como nós e muitas vezes não entendem questões de CNPJ - temos que ser uma ponte e não uma muralha, contruir um relacionamento entre as partes envolvidas. Acredito que como marcas temos muito mais a crescer e evoluir estrategicamente (e isso será assunto para o próximo artigo).

 

 

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Já temos 5 comentário(s). DEIXE O SEU :)
@Valentim. Dom

@Valentim. Dom

Gostei muito da sua matéria! ????
DIA 11.04.19 13h01RESPONDER
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Milena Fernandes

Milena Fernandes

Adorei Jéssica!
DIA 11.04.19 12h58RESPONDER
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Jéssica  Eidelwein

Jéssica Eidelwein

Que bom Milena, fico super feliz!

DIA 12.04.19 09h24RESPONDER
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Francieli Daldon

Francieli Daldon

Simplesmente amei! ❤️❤️❤️
DIA 10.04.19 20h20RESPONDER
Jéssica Eidelwein
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Jéssica  Eidelwein

Jéssica Eidelwein

Obrigada Frã, acredito que quanto mais compartilhamento de informações tivermos sobre este mercado - mais rico ficará. :)

DIA 11.04.19 11h35RESPONDER
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